Serviços

 

São três os enfoques principais:

1) ANÁLISE, QUANTIFICAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ALTERAÇÕES, PREJUÍZOS, CUSTOS, DESEQUILÍBRIOS HAVIDOS NA EXECUÇÃO DE CONTRATOS DE ENGENHARIA

Consiste no acompanhamento da execução contratual para a identificação de direitos (ativos) a serem buscados pela empresa em âmbito administrativo ou judicial. Eventos contratuais, como: atrasos em desapropriações, atrasos em liberações de licenças de meio ambiente, falta de definição de projetos, falta de pagamentos, desequilíbrios econômicos – financeiros, entre outros, são acompanhados de perto para que a empresa assessorada tenha uma resposta rápida aos eventos e guarde todos os documentos necessários para não perecer o seu direito e as respectivas provas.

A gestão de contratos abrange também as manifestações administrativas, devidamente embasadas por estudos e pareceres técnicos.

Em síntese: a Tinos Engenharia executa uma verdadeira AUDITORIA técnica-financeira nos contratos de infraestrutura. Em relação à auditoria, veja as perguntas e respostas logo abaixo.

2) DOCUMENTAÇÃO DOS DIREITOS PARA INSTRUMENTALIZAR AS DEMANDAS ADMINISTRATIVAS E JUDICIAIS.

O foco da assessoria prestada é a proteção e documentação dos direitos da construtora para a futura busca de indenizações judiciais, que oferecemos através de elaboração de análises técnicas, quantificação de reivindicações, assessoria em pericias e assistência técnica, apoiados por suporte jurídico permanente.

3)  PERÍCIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Além da gestão ativa dos contratos, a Tinos Engenharia também atua na elaboração de pareceres técnicos, laudos periciais e laudos de assistência técnica relacionados ao objeto principal de sua atuação: o acompanhamento técnico das contingências havidas em contratos de infraestrutura.

### PERGUNTAS E RESPOSTAS – AUDITORIA E ASSESSORIA EM OBRAS PÚBLICAS DE INFRAESTRUTURA ###

▪ Por que a minha empresa de construção civil precisa de auditoria em obras públicas de infraestrutura?

Devido a diversos problemas de gestão nas execuções de obras (exemplos: desapropriações, problemas de meio ambiente, projetos indefinidos, etc), as empresas sofrem perdas como o aumento do prazo de execução das obras (elevação dos custos indiretos), falta de continuidade com perda de eficiência, ociosidade de equipamentos e de mão de obra, custos de garantias aumentados pela dilatação do prazo, entre outros.

A auditoria acompanha ativamente a obra, a fim de visualizar os problemas, preparar os documentos necessários para pedidos de ressarcimento e indenização e efetuar os pedidos aos órgãos oficiais responsáveis, dentro do que é permitido por lei.

Além disso, a auditoria mantém os documentos organizados, acompanha ativamente os direitos da empresa ao longo da obra, efetua os pedidos de ressarcimento e indenização (com apoio jurídico) e, como consequência, auxilia futuros pedidos de ressarcimento na justiça (já que os advogados terão todo o trabalho técnico previamente organizado e catalogado).

Por que é mais vantajoso contratar uma auditoria externa?

A Tinos Engenharia é constituída por engenheiro civil com mais de 35 anos de experiência em obras públicas que, por sua vivência, pode afirmar que as empreiteiras têm dificuldades para manter a documentação organizada e catalogada, com todas as necessidades exigidas pelos órgãos públicos e Tribunais de Contas. Quando conseguem tempo para efetuar este serviço, não raro os engenheiros responsáveis não estão atualizados de todas as possibilidades de ressarcimento e/ou deixam de produzir a documentação necessária e suficiente nos termos da lei.

Nesse cenário, a auditoria externa é muito benéfica para as empresas, pois os engenheiros responsáveis pelas obras podem focar exclusivamente na condução e execução dos serviços contratados. A auditoria externa é mais eficiente, minimiza a perda de direitos e eleva o resultado financeiro das obras, por um custo reduzido comparado ao benefício econômico gerado.

▪ A minha empresa realmente precisa de engenheiros especializados em auditoria e assessoria ou qualquer engenheiro pode fazer este trabalho?

A expertise é fundamental para uma preparação adequada da documentação e para a correta apresentação dos pedidos perante a Administração Pública. É fundamental que um profissional atualizado com as exigências específicas do Direito administrativo, de cada órgão público e dos Tribunais de Contas possa acompanhar a obra para que direitos não sejam desperdiçados.

▪ Afinal, vale a pena contratar uma auditoria externa do ponto de vista econômico? É muito caro?

O custo da Auditoria é pequeno em relação ao benefício que se poderá obter.

▪ Como funciona a execução do trabalho de auditoria e assessoria realizado pela Tinos Engenharia?

O ideal é que a Tinos Engenharia acompanhe toda a execução da obra ativamente desde o início. Mas o serviço também pode ser realizado após finalização da obra, para verificação de possíveis ativos.